Lagarto "Moby Dick" é descoberto em Madagáscar

Espécie subterrânea foi chamada "Sirenoscincus mobydick", em alusão à famosa baleia cachalote albina da obra do escritor americano Herman Melville.
Publicado a
Atualizado a

Uma equipa internacional de pesquisadores descobriu em Madagáscar uma nova espécie de lagarto subterrâneo, batizado de "Moby Dick", por sua semelhança com um cetáceo, anunciou ontem o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS), em Montpellier, França.

A espécie descoberta apresenta uma combinação única de características anatómicas entre os vertebrados terrestres, que são os anfíbios, os répteis, os mamíferos e as aves. A espécie recebeu o nome de "Sirenoscincus mobydick", em alusão à célebre cachalote albina do romance de Herman Melville.

O animal tem a pele sem pigmentos e os olhos praticamente escondidos, que são quase inúteis, pois o animal vive debaixo da terra. Suas patas posteriores desapareceram, mas "Moby Dick" manteve as anteriores. Segundo o CNRS, trata-se de "um plano de organização morfológica" que lembra o dos cetáceos.

O lagarto "Moby Dick" foi encontrado nas florestas secas do noroeste de Madagáscar e é o resultado de uma evolução diametralmente oposta à de outros lagartos sem patas, informou a entidade.

Os trabalhos da equipa de cientistas provenientes de França, EUA, Madagáscar e Alemanha foram publicados na revista Zoosystema, informou o CNRS.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt